


Sorteio de brindes:
- Histórico e Identificação da Escola
A Escola Municipal José Carlos Pimenta situa-se no Distrito de Vila Rica, Município de Goiânia-Goiás, e foi fundada em 1969, com a denominação de Escola Municipal Fazenda Embira, foi regulamentada em 1971 pela resolução n.º 2-09-12. 355 de 05 de outubro de 1971 do Egrégio Conselho Estadual de Educação.
O Distrito de Vila Rica com uma população estimada em 600 habitantes, possui características predominantemente rurais sendo que a fonte de renda da maioria da população provém da pecuária e agricultura.
A Escola passou se chamar José Carlos Pimenta a partir de 1994, Lei de Denominação n.º 7.316 de 31/05/1994, em homenagem ao funcionário José Carlos Pimenta que ocupava a função de Porteiro Servente. José Carlos Pimenta, nasceu em 07/12/1929 em Nova Aurora-Goiás; veio para Nerópolis em 1954,com 25 anos, era agricultor, depois se mudou para Fazenda "Ana Paula" - GO-080- Km 17. Em 1961 mudou-se para Vila Rica, que na época era denominada "vendinha". Em 1963 foi criada a Escola Fazenda, que se localizava à esquerda de Vila Rica, esta funcionou até 1969, sob orientação dos professores Benedito e Américo, a escola foi transferida em agosto de 1969 para um novo terreno - já em Vila Rica. Este terreno que possui 5.000 m² de área, foi doado por Ângelo Quirino, um fazendeiro da região - a escola passou a funcionar como Escola Fazenda Embira.
José Carlos Pimenta veio para escola em 19 de março de 1970, a convite da diretora da escola, Maria de Lourdes, e com ajuda do Prefeito de Nerópolis, "Senhor Dimas".
José Carlos Pimenta exercia a função de porteiro - servente, mas, realizava serviço da secretaria, ia atrás, buscava, era determinado, "fabricava" copinhos (latinhas de extrato) para as crianças tomarem água, conseguiu cercar a escola com tela, conseguiu energia para escola, que posteriormente, estendeu-se para toda a comunidade. Ele era muito brincalhão, alegre, era muito popular. Gostava muito de futebol, ia ao estádio, ouvia no rádio e organizava o time local, marcava jogos, era católico, em folia de reis, era o marcador. Era "Político" na comunidade, não gostava que cortasse as árvores, se morria alguém, ele providenciava a organização, se adoecesse alguém ele conseguia internação em Goiânia. Era querido pela comunidade.
José Carlos Pimenta trabalhou na escola por quase 10 anos e veio a falecer em 01 de janeiro de 1980, de modo repentino. Era portador da doença de Chagas.
O vereador José Neto, reuniu a comunidade e propôs mudança no nome da escola, já que a mesma situava-se em "Vila Rica", não havia sentido chamar-se Escola Fazenda Embira. Então, o irmão da Sirlene (servidora da escola), o "neguinho" sugeriu o nome de José Carlos Pimenta por tudo que ele representou e contribuiu para o desenvolvimento da escola e da comunidade.